"EDUCAÇÃO AQUÁTICA"
Estudos seriados dão conta que a pesca predatória coloca em risco a diversidade de peixes, tanto da Fauna Aquática brasileira como também a Fauna Aquática Internacional.
O desenvolvimento das populações em todo o mundo, assim como o próprio desenvolvimento humano, sempre esteve ligado aos rios, mares e oceanos e sua imensa oferta de alimentos.
Todavia, foi a partir da década de 50 que a pesca passou a se tornar um verdadeiro problema em escala global.
Isso porque, a partir de 1950, as empresas pesqueiras passaram a contar com tecnologias que possibilitavam a localização exata de cardumes em alto mar, facilitando a captura de quantidades muito grandes, no que também ficou conhecido como “pesca predatória”.
EXEMPLO DE PESCAS PREDATÓRIAS
Pescas realizadas com explosivos; a pesca realizadas com redes, objetivando a captura de diversas espécies, como, por exemplo, as lagostas; a pesca realizada em épocas proibidas e épocas de reprodução; a pesca de animais considerados em risco de extinção, dentre outras.
Assim, entre a realização da pesca predatória e suas consequências, podemos destacar, por exemplo, a diminuição de populações inteiras de peixes, frutos do mar e até mesmo de plantas pertencentes ao ecossistema.
Em suma, a pesca predatória tem consequências realmente desastrosas, uma vez que muitas espécies estão correndo risco de extinção em função de sua atuação, e como o equilíbrio do ecossistema depende da existência de todas as suas espécies, quanto maior as atividades de pesca predatória, maior serão as consequências.
Ao mesmo tempo, a própria atividade pesqueira predatória limita também a produtividade pesqueira, tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista biológico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS;
CONSIDERAÇÕES FINAIS;
Tudo o que acabei de descrever neste blog, A VIDA A PARTIR DOS MARES, é apenas um grão de areia algo que passa pelas águas da Fauna Aquática e suas extenções. Mas, acredito ser o bastante o que constitui a base para as minhas futuras edições.
Sem comentários:
Enviar um comentário