Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Saicanga

Características: 

Muito parecida com as cachorras, porém menor, também é bastante valente e agressiva. De porte médio, chega a atingir 20 cm de comprimento e 500/g de peso. Não são comuns os exemplares que ultrapassam essas medidas, mas, segundo a literatura, já foram encontrados exemplares acima dos 30/cm. Seu corpo é alongado e comprimido lateralmente coberto por pequenas escamas de bonita coloração prateada uniforme intensa e muito brilhosa. A nadadeira dorsal e anal estão localizadas na metade posterior do corpo. A caudal apresenta raios medianos prolongados formando um filamento que em alguns indivíduos pode ser avermelhada ou amarelada com uma mancha escura – pode haver ainda outra atrás do opérculo. O focinho é longo e a boca é grande e oblíqua com uma característica marcante: os dentes avantajados e afiados fora da mandíbula são usados para arrancar escamas e pedaços de outros peixes.
Hábitos: espécie carnívora muito agressiva principalmente nas primeiras horas do dia e ao entardecer, costuma se alimentar de pequenos peixes inteiros, insetos aquáticos e terrestres e, ocasionalmente, raízes de vegetais. Ataca sempre em cardumes e volta rapidamente para algum local que sirva de abrigo. Com nadadeiras peitorais grandes, que lhe dá muita agilidade, costuma ser um peixe bastante ativo (principalmente no verão) e um excelente nadador.
Onde encontrar: habita diversas lagoas e represas d’água, poções e estirões próximos a paus, pedras, galhadas e pedreiras principalmente nas regiões da Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...