Conhecida como rainha das águas, as sereias são celebridades primatas contos das vovós tipo (ficção) que povoam lendas de todo o planeta desde a antiguidade.
Marinheiros e pescadores contam a respeito delas desde 1000 a.C na Assíria.
Acredita-se que neste local tenha acontecido a primeira aparição de uma destas rainhas das águas. Sua aparência também é conhecida por todos, a metade superior é a de uma linda mulher, com belos cabelos, e a metade inferior é a cauda de um peixe.
Uma das representações mais conhecidas de uma sereia é ela sentada sobre uma pedra, admirando sua beleza em um espelho e penteando seus longos cabelos.
Este ser mitológico, metade mulher, metade peixe, pela maviosidade do seu canto atrai os navegantes para baixios do mar. Afirmam lendas
"PRAGA DE MÃE"
Tal qual a lenda corrente em Portugal, a respeito das sereias: Certa moça gostava muito de nadar. A mãe ralhava, e, desobedecida, gritou um dia: Permita Deus que te transformes em peixe; no mesmo instante, a moça incorporou-se em peixe da cintura até os pés, e nunca mais saiu do mar.
Movida pela ação da causa e efeito, diz a lenda, que a malfadada mãe em razão da praga que havia lançado sobre sua filha, adoeceu de tal maneira a ponto de ser excluída da vida antes do tempo.
Isso foi caso passado, Esta é mais uma estória reconhecida e provada pelo folclore brasileiro, Assim vovó me contou.;
Sem comentários:
Enviar um comentário