Seguidores

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Tarpon

DISTRBUIÇÃO : 
Atlântico tropical, sendo que nas costas americanas ocorre desde a Nova Inglaterra, em verões longos e quentes, Golfo do México e Caribe até o norte da Argentina, onde é mais raro. No Brasil, na costa das regiões Norte e Nordeste são mais abundantes.


ALIMENTAÇÃO: 

Os adultos se alimentam de peixes, camarões, siris e caranguejos. Os jovens preferem insetos, moluscos, algas e pequenos peixes.
Reprodução: Na fase de procriação, formam grandes cardumes e migram para águas abertas. Os ovos são dispersos em mar aberto e a larva, ao atingir cerca três centímetros, retorna às águas rasas em mangues e estuários, onde se transforma em peixinho.
O tarpon, também conhecido como pirapema, pema, camarupim e tarpão, é um peixe de escamas prateadas grandes, de corpo alongado e achatado lateralmente. A boca é grande e ossificada, com a mandíbula proeminente.
A espécie apresenta respiração aérea, o que lhe permite sobreviver em águas estagnadas, com pouco oxigênio. Um exemplar adulto pode chegar a 2,5/metros e pesar 150/quilos. Um dos peixes mais procurados na costa pelos pescadores esportivos, pela disposição, arranque e saltos espetaculares fora da água.
Tão esportivo que o pescador que já teve um deles embarcado afirma que antes se perde pelo menos dez na fisgado ou no embate. Por isso, nos Estados Unidos a pescaria da nossa pirapema movimenta milhões de dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...