Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Truta


A truta é uma espécie de peixe originária da zona ocidental da América do Norte, foi introduzida na Europa em finais do século XIX. Já no Brasil, foi introduzida em 1940, principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.

HABITAT
A Truta habita rios de águas cristalinas, frias, puras e bem oxigenadas, próprias de regiões montanhosas.

ALIMENTAÇÃO
É um peixe carnívoro muito voraz, encontrando-se no topo da cadeia alimentar dos peixes de rio. Alimenta-se na coluna de água, consumindo preferencialmente larvas aquáticas de insectos, crustáceos, moluscos, minhocas e insectos de origem terrestre que caem na água. Por vezes, ingere também material vegetal.

REPRODUÇÃO 
A Truta desova no Outono-Inverno, em busca de zonas de postura em ribeiras de água com correntes fortes e fundos de cascalho ou locais de águas pouco profundas, frias e bem oxigenadas. A fêmea escava o ninho no cascalho com ondulações do corpo e o macho fertiliza os ovos (cerca de 10.000) que a fêmea liberta. Estes se desenvolvem no interior do cascalho e as pequenas trutas emergem cerca de três meses depois.

CARACTERISTICAS 
É um peixe de escamas grandes. Sua carne é muito saborosa. Seu corpo é alongado. Possui cabeça e olhos grandes, boca sem barbilhos terminais, com mandíbulas poderosas armadas de dentes agudos e fortes, maxila superior ultrapassando o nível posterior do olho. Sua coloração varia segundo o habitat e a idade. Normalmente, o dorso é castanho escuro ou cinzento esverdeado, com os flancos mais claros de um amarelo esverdeado e ventre amarelado ou esbranquiçado. Seu corpo encontra-se salpicado, lateralmente, de pintas vermelhas e negras. Pode atingir os 60 cm e pesar até mais de dois kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...