O tubarão é uma espécie de peixe, porém possui escamas compactas.
Algumas espécies de tubarões são inofensivas como, por exemplo, o tubarão-de-pregas e o tubarão-zebra.
As espécies carnívoras mais conhecidas, que podem inclusive atacar o homem, são: tubarão-branco, tubarão-tigre e o tubarão-azul.
Os tubarões são animais ectodérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.
A boca deste animal é triangular, sendo que os dentes são pontiagudos e afiados, extremamente eficientes para cortar e agarrar.
A reprodução dos tubarões ocorre através da fecundação interna.
Na maior parte das espécies os peixes nascem de ovos, sendo que em cerca de 10% nascem diretamente da fêmea, sem a necessidade de ovos.
O olfato dos tubarões é bem apurado, dando a estes peixes uma grande capacidade de reconhecimento de objetos e seres vivos presentes na água. Também reconhecem suas presas através do movimento que provocam na água e do sistema visual.
As espécies de tubarões mais conhecidas são: Tubarão-tigre, Tubarão-martelo, Tubarão-branco (um dos mais agressivos) e Tubarão-baleia (um dos maiores, podendo atingir 15 metros de comprimento).
No litoral brasileiro já foram identificadas cerca de 90 espécies, sendo que no mundo existem, aproximadamente, 440 espécies.
Os ataques de tubarões aos surfistas e banhistas em geral ocorrem, principalmente, pois os tubarões sentem que seu território está sendo invadido e ameaçado.
É comum o tubarão ter a companhia de um peixe chamado rêmora. Este fica sempre na parte inferior e alimenta-se dos restos deixados pelo tubarão. Esta relação entre eles é chamada de comensalismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário