Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Cacholote





Os cachalotes sempre causaram grandes, diversas e divertidas criações imaginárias. Mas os cachalotes nem sempre são animais grandes, como as enormes e belas baleias, muito menos, fáceis de serem avistados os cachalotes anão (Kogia sima) e pigmeu (K. breviceps). Ambos não chegam a medir nem 1/3 do tamanho do Moby, chegando no máximo a 2,6 e 3,6 metros, respectivamente. Apesar de nunca terem sido avistados no litoral baiano, o cachalote-anão é mais comum na Bahia do que o cachalote-pigmeu, já que a maioria dos encalhes (quando um desses animais encalha na praia), são da primeira espécie, alem de ser o Estado onde existem mais registros no Brasil. Isso mesmo! Suspeitamos até, que o cachalote-anão, seja uma espécie residente em nosso litoral.
Foi na Bahia, mais precisamente na praia de Itapuã (Salvador), que encalhou o menor filhote já visto no mundo (Souto et al., 2009), e mesmo assim, quase nada sabemos sobre essa “exótica” espécie de cetáceo odontoceto (ou golfinho com dentes).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...