DESCRIÇÃO:
Linguado é um peixe pertencente a várias famílias.
Os grupos têm distribuição natural alargada, ocorrendo tipicamente em habitats de fundos arenosos e lodosos de todos os oceanos e mares.
Algumas espécies penetram em estuários, podendo viver em águas de baixa salinidade.
As principais características mais distintivas do peixe linguado é o corpo oval e achatado e a presença de cabeça assimétrica.
A maioria das espécies que remetem ao linguado cresce entre 12 e 60cm facilmente.
Sua largura máxima, geralmente, se estende em até metade do seu comprimento e seu peso varia entre 2 a 4/kg quando adultos.
"HISTÓRIA DE PESCADOR"
Eu era ainda menino, mas me lembro, a primeira vez que, ouvi essa estória foi da boca de um pescador que morava ao pé de nossa casa. Ele contava que “esse fato”, ocorreu no Estado do Rio Grande do Norte, seu Estado de origem. Isso já faz muitos anos contava ele.
A estória, conta que um pescador estava a pescar, e fisgou um linguado, entretanto o linguado muito aflito e valente, gritou pela Nossa Senhora e, ela então apareceu e disse ao pescador para que o deitasse ao mar. E o linguado quando viu que era a Nossa Senhora, começou a fazer gracinhas arremedando-a, “ah ah ah” e então como um castigo ela disse ao peixe, “agora como tu estás a me arremedar vais ficar com a boca ao lado (ver imagem). Dito e feito. E assim o linguado ficou com a boca ao lado.
Portanto, esta é uma estória que sempre vai ser lembrada e contada até mesmo nas próximas gerações. A menos que os pais acabem com a deseducação de seus filhos, orientando-os a deixarem o hábito de arremedar pessoas. Mas, no entanto, não são é só as crianças e os adolescentes que fazem isto. Ocorre que existe por aí homem barbado ainda fazendo esse tipo de gracinhas; merecem uns petelécos.
MORAL DA ESTÓRIA;
Que esta bela estória do peixe linguado seja como um tiro no pé daqueles que se dão ao luxo de arremedar pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário