Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Enchova


A enchova (também conhecida como anchova, manjuba, piquitinga, pititingal e anchoveta) é um peixe actinopterígeo da família Engraulidae, à qual pertence o biqueirão, geralmente de menor tamanho.Em várias regiões do mundo, estas espécies suportam pescarias de grandes dimensões; a mais conhecida é a anchoveta do Peru e Chile, Engraulis ringens, da qual se chegaram a capturar doze milhões de toneladas.Podem medir de 2 a 40/cm, quando adultas, e o formato de seu corpo é variável, sendo mais delgado na região Norte.

Etimologia: 
“Anchova”, “enchova” e “anchoveta” vêm do genovês anciua1 . “Piquitinga” vem do tupi pïki’tim, “pele recortada, lanhada”2 . “Pititinga” vem da junção dos termos tupis pï, “pele” e ti ting, “branca, branca”. 

Distribuição: 

São encontradas por todos os oceanos, mas com maior concentração em águas temperadas e em menores concentrações am águas frias ou mares muito quentes. Geralmente, sobrevivem em uma variedade grande de temperaturas e salinidade. São abundantes no Mar Mediterrâneo, particularmente no Mar de Alborão, bem como no Mar Negro. 

Predadores:

A anchova é um alimento importante para muitos peixes, incluindo o linguado-da-Califórnia, o stripped bass, tubarão e o Salmão-Rei. Também muito importante para mamíferos marinhos e pássaros como o pelicano-pardo. 

Brasil:
No Brasil, é comum o uso de anchovas como recheio para pizzas e panquecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...