Descrito pela primeira vez em 1761, essa é talvez a espécie mais representativa dos peixes-agulha. Pode ser encontrado nas águas do Atlântico, no Mar Mediterrâneo, no Mar do Caribe, no Mar Negro e no Mar Báltico.
O Belone belone é um peixe longo e delgado, com um corpo comprimido lateralmente e que tem de 50 a 95 centímetros de comprimento. As mandíbulas são alongadas e armadas com dentes afiados. As barbatanas peitoral, dorsal e anal estão bem voltadas para o corpo e as duas últimas apresentam aparência similar.
O fato de as barbatanas estarem mais posicionadas na região anterior do corpo garante mais flexibilidade a esse peixe. A linha lateral está baixa nos flancos. A cor do corpo é verde azulada com uma barriga cinza prateada e os ossos são verdes.Peixe-agulha
Essa espécie tem um padrão migratório. Eles se mudam para águas rasas em abril e maio e reproduzem durante maio e junho. No outono, eles retornam ao mar aberto, incluindo o Atlântico oeste das Ilhas Britânicas. Os Belone belone são ovíparos e os ovos são frequentemente encontrados em objetos na água por tendões na superfície do ovo.
Esse peixe-agulha é um predador que caça no mar aberto buscando por cardumes de peixes pequenos. A dieta deles inclui também crustáceos de natação livre.
Esses peixes costumam ser pescados em redes fixas ao longo da costa em águas rasas. Se pego com haste e linha, eles tendem a saltar para fora da água quando enganchados. O Belone belone pode ser comido cozido, frito, assado, grelhado ou defumado. Eles têm ossos verdes incomuns devido à presença de uma substância chamada biliverina que, apesar de inofensiva, desencoraja muitas pessoas a comer.
Sem comentários:
Enviar um comentário