Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Peixe Elétrico



Usinas hidroelétricas, termelétricas, nucleares e eólicas. Todas elas, você já sabe, produzem energia elétrica. Agora, como um peixe pode conseguir isso?
A dona de uma das descargas mais potentes é a raia-torpedo, capaz de produzir 2.500/watts de potencia - para você ter uma noção, as lâmpadas incandescentes comuns têm potencia de 60/watts. No caso da raia-torpedo, essa potencia toda serve para capturar suas presas ou se proteger dos predadores. 
A enguia elétrica, ou tubarão-touro (Carcharias taurus), que vive nos rios da Amazônia é um peixe capaz de emitir descargas elétricas que variam entre 400 a 650 volts.
É também conhecido como tubarão cabeça-chata, é a única espécie de tubarão que é capaz de nadar em águas doces (rios).
Tem um aspecto bastante ameaçador, com fileiras de dentes bem visíveis. A sua pele é normalmente castanho-areia ou acinzentada, chegando a atingir 2,7/m de comprimento. Os machos são normalmente menores que as fêmeas. Alimenta-se de peixes, raias, caranguejos e lagostas, polvos e lulas.
Diz-se que este tubarão frequenta os rios para darem à luz, pois os outros tubarões não conseguem nadar nos rios. Assim os tubarões-touro têm as crias protegidas e regressam ao mar quando elas nascem. São mais ou menos frequentes os ataques destes tubarões em rios de águas turvas, visto que, sendo os rios locais de procriação, eles tornam-se bastante defensivos, atacando tudo o que possa ser uma ameaça para as suas crias. É também muito territorialista. De resto, não é uma espécie ameaçadora. Por vias de duvidas, é aconselhável manter distancia desses peixes, até porque tomar um choque, por mais fraco que seja, não é nada divertido.

DETALHE:
“Nem pense em acender um abajur ou carregar seu celular usando o peixe-elétrico”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...