Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Peixe Ventosa

O Peixe Ventosa vive no Atlântico ocidental e encontram-se freqüentemente escondido debaixo de pedras ou grudados em corais. O Peixe Ventosa ganhou esse nome por usar suas nadadeiras pélvicas, como ventosas para se agarrar firmemente às rochas ou lâminas de alga marinha, mesmo em correntes fortes.
Este peixe mede cerca de 9 centímetros de comprimento, e tem o corpo semelhante ao de um girino. Ele pode ter a coloração marrom, verde ou acinzentado com várias listras longitudinais escuras.
O peixe ventosa apresenta atividade alimentar noturna, permanecendo estacionário e aderido à parte inferior de pedras durante a maior parte do dia. Para se alimentar utiliza as táticas de espreita. Apresenta hábito alimentar carnívoro e ingere principalmente crustáceos bentônicos.
O Ventosa locomove-se principalmente de duas formas: “pedra-a-pedra”, deslizando seu discoadesivo ventral por sobre pedras adjacentes e “surfe”, quando se aproveita da energia da maré vazante para percorrer rapidamente distâncias de até quatro vezes seu tamanho.
A época reprodutiva desta espécie ocorre entre o final da primavera e início do verão, quando deposita aproximadamente 2.000 ovos adesivos de 1 mm de diâmetro cada e dispostos em uma única camada na parte inferior de pedras. Possui mais de uma desova por estação reprodutiva e, portanto, contendo ovos em diferentes estágios de desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...