Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Piracanjuba

Peixe de carne macia e rosada, parecida com a do salmão, é o focinho de um e a cara do outro
 O peixe Piracanjuba, cientificamente chamado de Brycon orbignyanus, é uma espécie de água doce. Ele pode ser encontrado nadando em rios de águas claras do Mato Grosso do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais, no Paraná e no Sul de Goiás. Também pode ser encontrada em diversos pesqueiros pelo país. Em cada região ele é conhecido por diferentes nomes como: Piracanjuva, Bracanjuba e Bracanjuva.
A Piracanjuba é um peixe onívoro, alimentando-se de frutos, pequenos peixes e insetos. A fêmea chega a atingir 80/cm de comprimento e cerca de 8/Kg e o macho 68/cm e quase 4/Kg.
Peixe de escamas com corpo alongado, tem boca larga com três séries de dentes no pré-maxilar e duas no dentário. O dorso é castanho escuro e tem uma mancha escura na base do pedúnculo caudal; as nadadeiras são avermelhadas.
Os indivíduos atingem a maturidade sexual acima dos 30/cm de comprimento. Sua migração reprodutiva acontece entre setembro e outubro e a desova entre novembro e janeiro. Sua fecundação é externa, sendo os ovos incubados em remansos e várzeas na época das cheias.
A Piracanjuba é um peixe agressivo e por isso muito apreciado pelos pescadores esportivos. Sua carne rosada é de excelente qualidade e muito apreciada. Em algumas áreas, a captura dessa espécie está cada dia mais difícil por causa da destruição da mata ciliar.
Lembrando que a espécie piracanjuba, segue ameaçada de extinção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecimentos

Aliás, do pouco que aprendi ao longo da minha vida, acabei descobrindo que o simples gesto de agradecer alguém por algo recebido, é um gest...